Urologia e Andrologia
Infertilidade Masculina

Desenvolvido pela Dra. Ana Cristina Spínola

Dra.-Ana-Cristina-Spinola

A probabilidade de um casal atingir uma gravidez naturalmente é de cerca de 20% ao mês, o que representa uma probabilidade cumulativa de 90% ao fim de um ano.

A infertilidade masculina é assim definida pela Organização Mundial de Saúde como a incapacidade de um casal obter uma gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas. Cerca de 15% dos casais procuram tratamento médico para a infertilidade, e estima-se que esse número irá crescer nos próximos anos devido ao aumento progressivo da idade em que se decide ter um filho, pois a idade com maior capacidade reprodutiva ronda os 24 anos.

Em 50% dos casos de infertilidade existem fatores masculinos associados (Tabela 1) e/ou parâmetros anómalos do sémen no espermograma. Isto choca por vezes com a convicção cultural que a mulher é responsável pela maioria dos casos de infertilidade. De facto, é importante considerar o casal como uma unidade, e o estudo ser iniciado pelos dois membros e mesmo de forma mais precoce que os 12 meses quando os elementos do casal têm mais de 35 anos.

infertilidade-masculino-nuno-tomada

A causa identificável mais frequente de infertilidade masculina é a presença de varicocelo. Importante realçar que o status pós vasectomia representa uma causa crescente de infertilidade que pode ser revertida por microcirurgia em casos específicos.

Mesmo assim, e em 30-40% das situações, não são encontrados fatores causais, não existe história prévia de doenças afetando a fertilidade, alterações ao exame físico ou resultados endócrinos anormais, designando-se a situação de infertilidade masculina idiopática. Nestes casos a análise do sémen (espermograma) revela, frequentemente, a diminuição do número de células espermáticas, da sua mobilidade e a presença de formas anormais – síndrome oligoastenoteratozoospermia.

Deve ser sempre enfatizada a importância da avaliação do homem em todas as situações de infertilidade, não só pela deteção de problemas hormonais e de problemas genéticos que terão imenso impacto no futuro, como também pela deteção precoce de neoplasias, como por exemplo do testículo, com altas taxas de cura quando detetada atempadamente.

.

Varicocelo

O varicocelo é uma anomalia física comum em 11,7% dos homens adultos e em 25,4% dos homens com análises anormais do sémen e resultante da dilatação varicosa do plexo pampiniforme.

varicocelo-e-uma-anomalia-fisica

O seu diagnóstico é essencialmente clínico, podendo ser necessária a realização de ecografia escrotal e estudo dinâmico com Doppler vascular colorido.

As implicações andrológicas relacionam-se com a falência do crescimento e desenvolvimento testicular ipsilateral, sintomas de dor e desconforto, e infertilidade masculina. Relativamente a esta última não está descrita uma associação exata tendo sido, contudo, verificada uma melhoria da qualidade do sémen após correção cirúrgica.

Estão disponíveis várias as modalidades de tratamento, Tabela 2.

infertilidade-masculino-nuno-tomada-2

A microcirurgia

A microcirurgia inguinal ou subinguinal, apesar de tecnicamente mais exigente, tem a maior taxa de sucesso na cura do varicocelo, sendo considerada a técnica gold-standard.

Apresenta, face às outras opções terapêuticas, menor taxa de recorrência (0,8-4%) e menores taxas de complicações como o hidrocelo pós-cirúrgico, lesão da artéria testicular ou hematoma escrotal.

A-microcirurgia-inguina

Procura mais informações sobre Infertilidade Masculina?

Se desejar esclarecer qualquer dúvida contacte-nos ou agende consulta com o Prof. Doutor Nuno Tomada.