Braquiterapia
A braquiterapia é um tratamento para o cancro em que o material radioactivo selado no interior de uma semente, bolha, fio ou cápsula, é implantado no corpo utilizando uma agulha ou um cateter.
A radiação emitida por esta fonte danifica o ADN das células cancerígenas próximas.
A braquiterapia é mais comummente utilizada para tratar o cancro da próstata. Também pode ser utilizada para cancros ginecológicos, tais como cancro do colo do útero e do endométrio, bem como cancro da mama, cancro do pulmão, cancro do recto, cancro dos olhos e cancro da pele.
Aqui estão as respostas a algumas das perguntas mais frequentes:
Quais são os benefícios da braquiterapia?
A utilização de um implante permite uma dose de radiação mais elevada numa área limitada do que seria possível com tratamentos de radiação convencionais que são entregues externamente. Isto pode ser mais eficaz na destruição das células cancerígenas, ao mesmo tempo que minimiza os danos no tecido normal circundante.
Quanto tempo permanece o implante no corpo?
Os implantes podem ser temporários ou permanentes, sendo o recurso a estes últimos mais frequente. No entanto, a forma como irá receber braquiterapia depende de uma série de factores, incluindo localização do tumor, da fase do cancro e da sua saúde em geral.
Como é feita a braquiterapia?
Na maioria dos procedimentos de braquiterapia, é utilizada uma agulha ou cateter para colocar o material radioactivo encapsulado dentro do corpo directamente sobre ou perto do tumor. Em outros tumores, o material radioactivo é colocado numa cavidade corporal, como o recto, vagina, ou útero.
Como é que a braquiterapia prostática se compara com outras formas de tratamento?
Quando utilizada adequadamente, a braquiterapia demonstrou ser tão eficaz como a radioterapia convencional por feixe externo e a própria cirugia radical. É melhor utilizada em pacientes cujo cancro não se tenha propagado (não metastático). Em alguns casos, a braquiterapia é combinada com a radioterapia por feixe externo, incluindo a radioterapia estereotáxica do corpo, para obter os melhores resultados.