Tratamento Rezum para Hiperplasia Benigna Prostática
O termo hiperplasia benigna da próstata (HBP) refere-se a uma próstata aumentada de volume. À medida que os homens envelhecem, é comum a glândula prostática crescer, o que pode causar sintomas urinários desconfortáveis e que podem implicar consequências graves para a saúde do homem. Uma grande glândula prostática pode impedir o fluxo adequado de urina para fora da bexiga e causar problemas com a bexiga, o trato urinário e o rim.
A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é um problema frequente para muitos homens em todo o mundo. Ocorre tipicamente após os 25 anos de idade e faz com que a próstata cresça e aperte a uretra. Esse aumento da pressão repercute-se no aumento da espessura da bexiga. E, com o tempo, a bexiga pode acabar por perder a capacidade de esvaziar completamente. O estreitamento da uretra e a retenção urinária crónica, ou seja, quando a bexiga retém sempre uma pequena quantidade de urina, estão normalmente associados à HBP. Além disso, embora a HBP seja benigna e não uma forma de cancro, tanto a HBP como o cancro podem existir num indivíduo ao mesmo tempo.
Existem várias opções de tratamento para a hiperplasia benigna da próstata, e a Terapia Rezum é um tratamento minimamente invasivo que utiliza a terapia com vapor de água para reduzir o tamanho de uma próstata aumentada e, consequentemente, os sintomas da hiperplasia benigna da próstata.
Benefícios do Rezum para a HBP
O Rezum é um procedimento minimamente invasivo que geralmente requere sedação. Proporciona estes benefícios adicionais aos pacientes com HBP:
- Alternativa a medicações e procedimentos cirúrgicos
- Tratamento possível em ambulatório
- Não é necessária anestesia geral
- Alivia os sintomas de HBP de forma segura e eficaz
- Os resultados podem ser sentidos em apenas duas semanas, embora possam ser necessários até 3 meses para sentir o máximo benefício
- Preserva as funções urinária e sexual, nomeadamente a função erétil e a ejaculação
Como é que a Terapia Rezum trata a HBP?
O tratamento Rezum funciona introduzindo uma quantidade muito pequena de vapor de água dentro da próstata aumentada. Danifica as células que causam o crescimento excessivo da próstata e a obstrução na uretra, e reduz o tamanho da próstata. A terapia Rezum só requer uma única intervenção.
O Rezum utiliza a energia térmica armazenada no vapor de água para reduzir o tecido da próstata que causa HBP. Foi demonstrado que ajuda os pacientes com HBP a resolver uma variedade de problemas, incluindo:
- Fluxo urinário intermitente
- Micção frequente
- Forte vontade de urinar
- Fluxo urinário fraco
- Esforço durante a micção
- Acordar à noite para urinar
Com o tratamento Rezum, o vapor de água é injectado no tecido da próstata que bloqueia o fluxo de urina da bexiga. Isto faz com que o vapor de água se transforme novamente em água e liberte a energia armazenada no vapor para as membranas das células da próstata. A injecção de vapor de água destrói as células do tecido da próstata, e com o tempo, o corpo absorverá o tecido tratado através da sua própria resposta natural de cura.
Candidatos ao Tratamento Rezum HBP
Os homens com mais de 50 anos com uma próstata entre o tamanho de ≥ 30cm3 e ≤80cm3 são bons candidatos para o tratamento Rezum. Aqueles com retenção urinária, problemas de função renal, implante de esfíncter urinário, ou uma prótese peniana podem não ser candidatos ao tratamento Rezum.
Os homens que podem beneficiar da terapia Rezum são aqueles que optaram por interromper ou evitar a medicação para a sua HBP, não estão interessados em outros procedimentos minimamente invasivos ou cirúrgicos de HBP, e que não têm sintomas suficientemente graves para ter uma indicação cirúrgica formal.
Como é que a Hiperplasia Benigna Prostática (HBP) afeta a próstata?
A próstata é do tamanho de uma noz e localiza-se por baixo da bexiga, em frente do reto. Estende-se à volta de um tubo chamado uretra, que é o que transporta a urina da bexiga para fora até ao pénis. A próstata produz uma parte significativa do fluido seminal.
À medida que um homem envelhece, a próstata passa por dois períodos de crescimento. O primeiro surto de crescimento acontece no início da puberdade, e a segunda fase de crescimento começa por volta dos 25 anos de idade. A hiperplasia benigna da próstata ocorre normalmente na segunda fase de crescimento. À medida que a próstata cresce, pode apertar a uretra, que é o canal pelo qual a urina passa. A parte superior da uretra pode também tornar-se mais pequena devido ao aumento prostático, tornando difícil urinar e esvaziar completamente a bexiga. Quando alguma urina é deixada na bexiga e a uretra se estreita, podem surgir problemas que estão associados à HBP. A hiperplasia benigna da próstata não é cancerosa e não causa cancro.
Hiperplasia benigna da próstata (HBP) Sintomas
A HBP é comum em homens envelhecidos, e cerca de metade de todos os homens entre os 51 e 60 anos têm HBP e cerca de 90% dos homens com mais de 80 anos têm HBP. Os sintomas podem ser ligeiros ou graves, dependendo do tamanho da próstata e do grau variável de crescimento. Os sintomas tendem a piorar com o tempo.
Os sintomas mais comuns de aumento da próstata são:
- Necessidade frequente ou urgente de urinar
- Urinar mais frequentemente durante a noite
- Dificuldade em começar a urinar
- Fluxo de urina fraco ou um fluxo que começa e pára
- Dribbling no final da micção
- Esforço durante a micçao
- Não ser capaz de esvaziar completamente a bexiga
Os sintomas menos comuns incluem:
- Infecções do trato urinário
- A incapacidade de urinar
- Sangue na urina
- Fluxo urinário irregular
- Micção frequente
- Forte vontade de urinar
- Acordar à noite para urinar
Se experimentar um ou mais dos sintomas acima mencionados, é importante consultar imediatamente um urologista. Dessa forma, o seu médico pode ajudar a determinar a melhor forma de tratar tais queixas.
O que causa a HBP e pode ser evitado?
Há muitas razões pelas quais a HBP pode ocorrer, e entre elas:
- ITU
- Inflamação da próstata
- Estreitamento da uretra
- Cicatrizes na bexiga devido a uma cirurgia anterior
- Pedras na bexiga ou nos rins
- Questões de controlo nervoso
- Cancro da próstata ou da bexiga
Há vários factores de risco associados à HBP, estes factores de risco incluem:
Envelhecimento: O aumento da próstata raramente ocorre em homens com idade inferior a 40 anos. Comparativamente, aproximadamente um terço dos homens experimentam alguns sintomas de HBP aos 60 anos, e metade de todos os homens experimentam sintomas de HBP aos 80 anos de idade.
História da Família: Aqueles que têm um parente de sangue que apresentou aumento da glândula prostática podem ser mais susceptíveis à HBP do que todos os outros.
Diabetes e doenças cardíacas: Pesquisas recentes mostram que a diabetes e a doença cardíaca podem aumentar o risco de HBP de um indivíduo.
Estilo de vida: Tem sido demonstrado que a obesidade aumenta o risco de HBP de uma pessoa. Inversamente, o exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de HBP de um indivíduo.
Diagnóstico da HBP antes do tratamento Rezum
Se estiver interessado no tratamento Rezum, o seu médico ajudá-lo-á a determinar se é uma boa opção para si ao rever os seus sintomas, histórico de saúde, e objectivos de tratamento. O seu médico pode começar com um questionário para compreender a sua probabilidade de ter HBP. Em seguida, irá administrar um ou mais dos seguintes testes para diagnosticar a BPH.
Exame Digital Rectal: O toque retal é um teste padrão utilizado para diagnosticar distúrbios da próstata. Se o seu médico detectar quaisquer anomalias da próstata, provavelmente recomendará outros testes.
Análise à urina: É uma parte regular dos exames auxiliares de diagnóstico. Pode dizer a um médico se a urina contém glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, proteínas, bactérias, e outros sinais de aviso.
Urofluxometria: Este teste mede o comprimento e a força do seu fluxo urinário. Os pacientes normalmente urinam num funil que está ligado a um dispositivo que mede o caudal e o tempo de fluxo, e a quantidade de urina excretada da bexiga.
Cistoscopia flexível: Este teste envolve um longo tubo fino a ser inserido no pénis e empurrado através da uretra até entrar na bexiga. O médico será capaz de inspeccionar a uretra e a bexiga para determinar quanto a próstata está a comprimir a uretra e se permanece alguma urina na bexiga.
Teste Residuo Pós-Miccional: Com este teste, os médicos podem medir a quantidade de urina que resta na bexiga após a micção. A quantidade de urina restante é medida drenando a bexiga com um tubo fino ou, mais frequentmente, utilizando a ecografia.
O diagnóstico e testes para a HBP também podem incluir:
- Antigénio específico da próstata (PSA) – teste de sangue para rastrear o cancro da próstata
- Teste de sangue urinário para rastreio do cancro da bexiga
- Urofluxometria para medir a rapidez com que a urina flui
- Testes urodinâmicos para avaliar a quantidade de pressão sobre a bexiga durante a micção
- Ecografia da próstata e bexiga
Processo de Tratamento Rezum para a HBP
Para se prepararem para a terapia Rezum, os pacientes devem seguir as instruções do seu médico, o que pode incluir tomar medicamentos para a dor e possivelmente utilizar um clister para remover as fezes do reto. Os pacientes devem planear que alguém os conduza a casa após o procedimento.
No dia do procedimento, o seu médico pode administrar anestesia local através do recto à área à volta da próstata, e fornecer medicação adicional para a dor. O procedimento Rezum pode não ser feito sob anestesia geral, e os pacientes recebem um medicamento ou gel anestésico para a uretra.
Durante o procedimento, o seu médico introduzirá gentilmente uma pequena camera na uretra dentro do pénis, passando pela próstata para inspeccionar a bexiga e a próstata. Assim que o médico tiver determinado o melhor local para a terapia, inserirá um tubo muito pequeno no tecido da próstata e libertará vapor de água aquecido na próstata durante cerca de 9 segundos. Dependendo do tamanho e forma da próstata, o seu médico pode dar múltiplos tratamentos a diferentes áreas da próstata. Após o procedimento, o seu médico introduzirá um pequeno cateter na bexiga, que pode ser prescrito por alguns dias para facilitar a micção.
O que esperar após o procedimento de tratamento da HBP
Após o tratamento Rezum, os pacientes podem voltar às actividades normais dentro de poucos dias. Os pacientes podem experimentar uma melhoria significativa dos seus sintomas em apenas duas semanas, e os estudos clínicos actuais mostram que os resultados podem durar dois anos ou mais.
Efeitos colaterais da terapia Rezum –O Rezum provou causar muito menos efeitos secundários do que outras terapias de HBP, mas alguns dos efeitos secundários potenciais incluem:
- Micção dolorosa
- Sangue na urina e no sémen
- Micção frequente
- Incapacidade de urinar ou esvaziar completamente a bexiga
- Necessidade de utilização de cateteres de curto prazo
- A maioria destes efeitos secundários deve desaparecer dentro de algumas semanas, mas se não desaparecerem, os pacientes podem encontrar alívio tomando um medicamento para as dores, relaxando num banho quente, e evitando a cafeína, alimentos picantes e salgados, e o álcool.
O Rezum proporciona uma opção de tratamento a longo prazo para muitos pacientes com HBP. Dados recentes sugerem que os pacientes mantêm a melhoria dos sintomas de HBP pelo menos cinco anos após o tratamento, e estão em curso estudos para determinar os benefícios a longo prazo dos tratamentos com Rezum.