Prótese Peniana
Prótese peniana: elevada taxa de eficácia e satisfação no tratamento da disfunção eréctil.
O que é?
A prótese penina é a opção de tratamento para a disfunção eréctil – quer a que pode ocorrer após cirurgia radical da próstata (prostatectomia radical) quer a de origem cardiovascular/metabólica – que não responda ao tratamento conservador. A prótese peniana é um dispositivo médico colocado cirurgicamente no pénis de modo a produzir uma ereção natural.
Que tipo de próteses existem?
Existem dois tipos de próteses penianas – as semirígidas e as insufláveis. As semirígidas são as mais simples, e tendo menos componentes, são mais fáceis de usar e têm menor taxa de disfunção mecânica. Embora estejam constantemente em estado rígido, podem ser manipuladas pelo próprio de modo a ficar impercetíveis. Já as próteses insufláveis permitem um aspeto peniano mais natural, quer no estado flácido e quer em ereção. Requerem uma boa capacidade manual, e dado terem 2 a 3 componentes, podem apresentar maior taxa de disfunção mecânica.
Como escolher a prótese peniana mais indicada?
A seleção do tipo de prótese peniana a colocar em cada caso irá permitir ao doente obter os melhores resultados. Assim, em conjunto com o seu médico, vários fatores têm de ser considerados aquando da decisão do implante a colocar, nomeadamente: idade do doente e da sua parceira; tamanho peniano ; capacidade do doente de insuflar e desinsuflar a prótese.
Como é colocada a prótese peniana?
Veja o vídeo na secção Cirurgias. A colocação de uma prótese peniana é um procedimento relativamente simples. Através de uma incisão de 3 a 4 cm entre o pénis e o escroto, são realizadas pequenas aberturas nos corpos cavernosos e, depois de cuidadosa medição, são selecionados os implantes, e colocados junto com a bomba e o reservatório pela mesma incisão. Este procedimento dura em média 1 hora.
Irei manter as mesmas sensações após a cirurgia?
A prótese peniana proporciona a capacidade de obter uma ereção o mais natural possível, não tendo interferência com as sensações do prazer sexual, orgasmo e ejaculação.
Com uma prótese peniana irei ter uma ereção que pareça e que sinta como normal?
A prótese peniana insuflável não é evidente quando o pénis está no estado flácido. A sua parceira só o notará quando a ativar através da bomba de insuflação que é colocada no momento da cirurgia no escroto, entre os seus testículos.
Quais são os possíveis riscos e complicações da prótese peniana?
As complicações pós operatórias da cirurgia de implante de prótese peniana não são frequentes. Embora raros, alguns dos riscos associados a esta cirurgia são a infeção da prótese e a disfunção mecânica do dispositivo.
Que especialista deverá realizar esta cirurgia?
Um urologista especializado na área de cirurgia reconstrutiva genito-urinária é a escolha certa para a cirurgia de implante de prótese peniana. Assim, deverá escolher o seu cirurgião de acordo com a sua experiência nesta área de modo a que o possa acompanhar ao longo de todo o processo de forma a minimizar os riscos e a obter os melhores resultados.
Quais são os cuidados pós operatórios a ter?
O seu cirurgião irá esclarecê-lo de todos os cuidados a ter, e irá indicar-lhe quando pode retomar a sua atividade sexual (geralmente, 6 semanas após a cirurgia). No pós-operatório não deverá praticar atividade física exagerada ou frequentar piscinas/ginásios.
Qual é o tempo de recuperação após a cirurgia de prótese peniana?
Geralmente, 48 horas após a cirurgia, o doente pode retomar a sua rotina diária, embora com as restrições acima mencionadas.
Qual é a taxa de sucesso e de satisfação, tanto do doente como da sua parceira, após colocação de prótese peniana?
A taxa de eficácia é de 90 a 95%. A taxa de satisfação é extremamente elevada: mais de 90% dos homens que colocam próteses penianas insufláveis de 3 componentes referem resultados altamente satisfatórios.