Infeções do trato urinário
Uma infeção do trato urinário (ITU) é um tipo de infeção muito comum no seu sistema urinário. Uma ITU pode envolver qualquer parte do seu sistema urinário, incluindo a uretra, ureteres, bexiga e rins.
Os sintomas normalmente incluem a necessidade de urinar frequentemente, ter dores ao urinar e sentir dores no flanco ou na parte inferior das costas. A maioria das IU pode ser tratada com tratamento conservador e por vezes é necessário adicionar antibiótico.
O que é uma infeção do trato urinário (ITU)?
Uma infeção do trato urinário (ITU) é uma infecção do sistema urinário. Este tipo de infecção pode envolver a uretra (uma condição chamada uretrite), rins (uma condição chamada pielonefrite) ou bexiga (uma condição chamada cistite).
A sua urina normalmente não contém bactérias (germes) patológicas. A urina é um subproduto do nosso sistema de filtração – os rins. Quando os produtos residuais e o excesso de água são removidos do seu sangue pelos rins, a urina é produzida. Normalmente, a urina move-se através do seu sistema urinário sem qualquer contaminação. Contudo, as bactérias podem entrar no sistema urinário pelo exterior do corpo, causando problemas como infecções e inflamações.
O que é o trato urinário?
A glândula prostática localiza-se abaixo da bexiga do homem, em frente do recto. A uretra percorre o centro da glândula prostática. Este tubo transporta urina e sémen através do pénis e para fora do corpo. As vesículas seminais que produzem parte significativa do ejaculado localizam-se atrás da glândula prostática.
O trato urinário produz e armazena urina, um dos produtos líquidos residuais do corpo. O trato urinário inclui as seguintes partes:
Rins: Estes pequenos órgãos localizam-se na parte de trás do corpo, imediatamente acima das ancas. São os filtros do seu corpo – removendo os resíduos e a água do seu sangue. Estes resíduos transformam-se em urina.
Ureteres: Os ureteres são tubos finos que transportam urina dos rins para a sua bexiga.
Bexiga: Um recipiente semelhante a um saco, a bexiga armazena a sua urina antes de deixar o corpo.
Uretra: Este tubo transporta a urina da sua bexiga para o exterior do corpo.
As infecções do trato urinário (ITU) são comuns? As infecções do trato urinário são muito comuns, ocorrendo em 1 em cada 5 mulheres em algum momento da sua vida. Embora as ITU sejam comuns nas mulheres, também podem acontecer a homens, adultos mais velhos e crianças. Uma a 2% das crianças desenvolvem infecções do trato urinário. Todos os anos, 8 a 10 milhões de visitas a médicos são para infecções do trato urinário.
Quem contrai infecções do trato urinário (ITU)?
Qualquer pessoa pode contrair uma infecção do trato urinário, mas estas são mais comuns nas mulheres. Isto porque a uretra (tubo que transporta a urina para fora do corpo) nas mulheres é mais curta e mais próxima do ânus, onde as bactérias como por exemplo a E. coli são comuns. Os adultos mais velhos também estão em maior risco de desenvolver cistite. Este risco aumentado pode ser devido ao esvaziamento incompleto da bexiga. Há várias deonças que podem estar relacionadas com isto, incluindo uma próstata aumentada ou um prolapso da bexiga (uma condição em que a bexiga descai para fora da sua posição habitual).
Se tiver infecções frequentes das vias urinárias, o seu médico pode fazer testes para verificar se existem outros problemas de saúde – tais como diabetes ou um sistema urinário anormal – que possam estar a contribuir para as suas infecções. As pessoas com infecções urinárias frequentes recebem ocasionalmente doses baixas de antibióticos durante um período de tempo prolongado para evitar que a infecção regresse. Esta abordagem mais cautelosa ao tratamento de ITU frequentes deve-se ao facto de o seu corpo poder desenvolver uma resistência ao antibiótico e de poder contrair outros tipos de infecções mais graves.
Qual é a diferença entre uma infecção do trato urinário (ITU) e uma infecção da bexiga (cistite)?
Uma infecção do trato urinário é um tipo mais geral de infecção. Existem muitas partes do seu trato urinário. Um ITU é um termo para uma infecção que ocorre em todo o trato urinário. Uma infecção da bexiga, também chamada cistite, é uma infecção específica. Nesta infecção, as bactérias penetram na bexiga e provocam inflamação.
Nem todas as infecções do trato urinário se transformam em infecções da bexiga. Prevenir a propagação da infecção é uma das razões mais importantes para tratar rapidamente uma ITU quando se tem sintomas. A infecção pode propagar-se não só para a bexiga, mas também para os rins, que é um tipo de infecção mais complicado do que uma simples cistite.
SINTOMAS E CAUSAS
O que causa uma infeção do trato urinário (ITU)? As infeções do trato urinário são causadas por microorganismos – geralmente bactérias – que entram na uretra e na bexiga, causando inflamação e infeção. Embora uma ITU aconteça mais frequentemente na uretra e na bexiga, as bactérias também podem viajar pelos ureteres e infectar os rins.
Mais de 90% dos casos de infeção da bexiga (cistite) são causados por E. coli, uma bactéria normalmente encontrada nos intestinos.
Quais são os sintomas de uma infeção do trato urinário (ITU)? Uma infecção do trato urinário faz com que o revestimento do tracto urinário fique vermelho e irritado (inflamação), o que pode produzir alguns dos seguintes sintomas:
- Dor no lado (flanco), abdómen ou zona pélvica.
- Pressão na zona pélvica inferior.
- Necessidade frequente de urinar (frequência), necessidade urgente de urinar (urgência) e Incontinência (perda de urina).
- Micção dolorosa (disúria) e sangue na urina.
- A necessidade de urinar durante a noite.
- Cor anormal da urina (urina turva) e urina forte ou com cheiro fétido.
Outros sintomas que podem estar associados a uma infeção do trato urinário incluem:
- Dor durante a relação sexual.
- Dor no pénis.
- Fadiga.
- Febre e calafrios.
- Vómitos.
- Alterações mentais ou confusão.
DIAGNÓSTICO E TESTES
Como são diagnosticadas as infeções do trato urinário (ITU)? O seu médico irá utilizar os seguintes testes para diagnosticar uma infecção do trato urinário:
Urinálise: Este teste examinará a urina à procura de eritrócitos, glóbulos brancos e bactérias. O número de glóbulos brancos e vermelhos encontrados na sua urina pode efectivamente indicar uma infecção.
Cultura da urina: Uma cultura de urina é utilizada para determinar o tipo de bactérias na sua urina. Este é um teste importante porque ajuda a determinar o tratamento adequado.
Se a sua infeção não responder ao tratamento ou se continuar a contrair infecções repetidamente, o seu médico pode utilizar os seguintes testes para examinar o seu trato urinário para detectar doenças ou lesões:
Ecografia : Neste teste, as ondas sonoras criam uma imagem dos órgãos internos. Este teste é feito em cima da sua pele, é indolor e normalmente não necessita de qualquer preparação.
Uretroscopia e Cistoscopia flexível: Este teste utiliza um instrumento especial equipado com uma lente e uma fonte de luz (cistoscópio) para ver o interior da bexiga a partir da uretra.
Tomografia computorizada: Outro teste de imagem, uma TAC é um tipo de raio-x que tira secções transversais do corpo (como fatias). Este teste é muito mais preciso do que as radiografias típicas.
GESTÃO E TRATAMENTO
Como são tratadas as infeções do trato urinário (ITU)?
Quando a ITU é sintomática ou existem fatores de risco específicos, esta deverá ser tratada. Os antibióticos são medicamentos que matam as bactérias e combatem uma infeção. O seu médico escolherá o antibiótico que melhor trate as bactérias específicas que causam a sua infeção.
Alguns antibióticos normalmente utilizados podem incluir: Nitrofurantoína. Sulfonamidas (fármacos sulfonamídicos). Amoxicilina. Cefalosporinas. Trimetoprim/sulfametoxazol. Doxiciclina. Quinolonas (como a ciprofloxacina).
É muito importante que siga as instruções do seu médico para tomar o medicamento. Não deixe de tomar o antibiótico porque os seus sintomas desapareceram e começou a sentir-se melhor. Se a infecção não for tratada completamente com o curso completo dos antibióticos, pode voltar.
Se tiver um histórico de infecções urinárias frequentes, poderá ser-lhe prescrito antibióticos para tomar no início dos sintomas. Outros pacientes podem receber antibióticos para tomar todos os dias, de dois em dois dias, ou após as relações sexuais para prevenir a infecção. Fale com o seu médico sobre a melhor opção de tratamento para si, se tiver história de ITU frequentes.
Quais são as complicações de uma infeção do trato urinário (IU)?
Uma infeção do trato urinário pode ser facilmente tratada com antibióticos. No entanto, se não for tratada ou se parar a medicação mais cedo, este tipo de infeção pode levar a uma infeção mais grave, como uma infeção renal.
A infeção da próstata - Prostatite
Cerca de 10% dos homens têm, pelo menos uma vez durante a sua vida, sintomas sugestivos de prostatite – sintomas urinários marcados bem como sintomas do foro sexual como disfunção erétil e disfunção ejaculatória. Destes doentes com prostatite, menos de 5% apresentam evidência de infeção.
Pode ser classificada em
Tipo | Nome e descrição |
I | Prostatite bacteriana aguda |
II | Prostatite bacteriana crónica |
III | Prostatite crónica não bacteriana |
IIIA | Inflamatória |
IIIB | Não-inflamatória |
IV | Prostatite inflamatória assintomática |
O mecanismo de infeção mais frequente é o refluxo direto de urina para a próstata, mas pode também ser originada pela invasão linfática a partir do reto, ou pela invasão por via sanguínea a partir de locais à distância.
O tratamento médico vai depender da provável origem da prostatite, mas pode requerer tratamentos bastante longos com antibióticos, e a hospitalização em casos de retenção urinária aguda ou quando for necessário a administração de antibióticos por via endovenosa.