Exames Médicos
Um sintoma pode ter várias causas possíveis, por esta razão os exames médicos são fundamentais para um diagnóstico de excelência.
Ecodoppler Vascular Colorido Peniano
Ecodoppler Vascular Colorido Escrotal
Uretrocistoscopia Flexível
Ecografia Urológica
Ecodoppler Vascular Colorido Peniano
Os distúrbios do fluxo arterial e do mecanismo veno-oclusivo representam as causas mais frequentes de disfunção eréctil. A ecografia peniana com doppler vascular colorido antes e após injecção de fármaco vasoactivo com uma agulha muito fina na parte lateral do pénis (geralmente Alprostadil) permite a caracterização destas alterações vasculares durante a erecção.
Também permite a avaliação detalhada dos corpos cavernosos e túnica albugínea para a identificação de calcificações ou fibrose dentro do tecido eréctil. Trata-se assim de um exame dinâmico que nos permite investigar a saúde vascular do pénis, o que é fundamental para o tratamento e prevenção de patologias cardiovasculares no homem. A erecção resultante é auto limitada no tempo mas em casos excepcionais em que dure mais do que 4 horas deve obrigar ao contacto com o seu médico.
Ecodoppler Vascular Colorido Escrotal
O Ecodoppler vascular colorido é extremamente útil para o diagnóstico de lesões escrotais. No modo de escala de cinzentos caracteriza as lesões como extra ou testiculares e associado ao Doppler colorido, o fluxo e a perfusão também podem ser avaliados.
Este exame é particularmente útil em patologias dolorosas agudas onde pode diferenciar entre isquemia testicular e situações inflamatórias, e evitar assim explorações cirúrgicas desnecessárias.
Com o ecodoppler colorido também pode ser obtida informação importante acerca da vascularização de neoplasias do testículo. Adicionalmente, este exame tem uma alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico de lesões vasculares como o varicocelo, especialmente se for realizado por médicos experientes recorrendo a manobras dinâmicas.
Uretrocistoscopia Flexível
A uretrocistoscopia é um exame endoscópio das vias urinárias baixas que possibilita a visibilização ótica dos segmentos uretrais e da bexiga. O instrumento utilizado para sua realização é o cistoscópio, que inicialmente era semi-rígido mas a evolução técnica destes instrumentos possibilitou o aparecimento de aparelhos flexíveis o que diminui significativamente o desconforto associado a este exame.
O procedimento é geralmente realizado com anestesia tópica local em regime de ambulatório, não necessitando de internamento na maioria dos casos. Habitualmente, a cistoscopia flexível é realizada em posição de litotomia (posição ginecológica) ou decúbito dorsal com irrigação de soro fisiológico 0,9%.
Os primeiros modelos de cistoscópio eram dotados de lâmpadas incandescentes em sua extremidade, porém com a evolução dos materiais, passou-se a utilizar de fontes externas de luz, como lâmpadas de xenon e halógenas, conduzidas por fibras óticas flexíveis.
As suas indicações principais são:
- Diagnóstico e seguimento de tratamento de tumor de bexiga e uretra;
- Avaliação da anatomia uretral, prostática e vesical;
- Diagnóstico de patologias vesicais, pode ser realiza biopsia endoscópica;
- Diagnóstico e avaliação de distúrbios do trato urinário;
- Auxílio na determinação da causa de dor ao urinar;
- Diagnóstico de infecções recorrentes da bexiga;
Ecografia Urológica
A Ecografia urológica é uma parte extremamente útil e muitas vezes necessária da avaliação do doente com preocupações em relação a uma ampla gama de condições urológicas. A realização da ecografia no consultório por um urologista experiente nesta vertente também melhora o atendimento ao paciente. É um procedimento não-invasivo que dá informações em tempo real, e pode fornecer um diagnóstico rápido e preciso.
O especialista nesta área é excepcionalmente qualificado para realizar, interpretar e tratar os pacientes com base em conclusões sobre o estudo da ecografia do rim, bexiga e próstata, bem como do pénis e escroto. Um sintoma pode ter várias causas possíveis. O seu médico pode usar então a ecografia para determinar, por exemplo, se uma pedra do trato urinário ou hiperplasia prostática está bloqueando o fluxo de urina. Também pode ajudar a esclarecer doenças renais, tumores, infecções do trato urinário, retenção urinária e bexiga de baixa capacidade. A ecografia complementada com doppler vascular colorido (angiodinografia) é também fundamental para o diagnóstico da disfunção eréctil de causa vascular e varicocelo.
Procura mais informações sobre Exames de Urologia e Andrologia?
Se desejar esclarecer qualquer dúvida contacte-nos ou agende uma consulta com o Prof. Doutor Nuno Tomada.